*** Atenção algumas opções desta tela poderão não estar disponíveis em função dos Módulos adquiridos
Cadastro, alteração e pesquisa de clientes nacionais e estrangeiros, com as informações necessárias para emissão de notas e boletos. Permite a impressão de uma lista de contatos, exportação através de planilhas padrão (xls, xlsx ou xml) e impressão de etiquetas.
Parâmetros para Consulta de Cliente(CL)
- Pesquisar por: O usuário pode pesquisar utilizando as opções: Código, Razão Social/ Nome Fantasia, CNPJ/ CPF/ R.U., Cidade, UF;
- Pesquisar Registros: Abastecer com a informação que deseja procurar. O campo só pode ficar em branco caso o “Pesquisar por” seja: Razão Social/ Nome Fantasia, Cidade ou UF;
- Tipo de Serviço: Para usar essa opção, primeiro precisa ser parametrizado no Cadastro de Empresa Emitente na Aba Tipo de Serviço;
- Cliente com Situação: O usuário pode pesquisar os clientes ativos e inativos;
- Clique no Botão Confirmar
, para efetuar a consulta.
- Botão
: Adiciona um novo cadastro;
- Botão
: Edita o cadastro selecionado;
- Botão
: Visualiza o cadastro selecionado;
- Botão
: Inativar o cadastro selecionado; ( *** Inativação do CLIENTE não será em Lote por Medida de Segurança )
- Botão
: Impressões, Exportações de dados (XLX, XLSX, XML) e Etiquetas Pimaco 6180;
- Botão
: Abre o histórico do cliente (pedidos, financeiro, produtos).
Cadastro de Novo Cliente
Na janela Parâmetros pra Consulta de Cliente clique no botão Incluir .
Validação de Documento
- Preencha o campo “Documento” com o CNPJ/ CPF do Fornecedor;
- Escolha qual “Tipo” o documento é;
- Pressione o Botão Confirmar
;
Se esse cliente já foi cadastrado por algum de nossos cliente em nosso banco de dados aparecerá a janela acima
- Clique em “Ok” para carregar os dados do cliente;
- Caso o cliente ainda tenha sido cadastrado em nosso banco de dados a janela de dados aparecerá em branco para preenchimento.
Detalhe Cliente
Os Campos que contiverem asterisco * são obrigatórios.
Aba Dados Cadastrais
- Insc. Est./ RG: Caso não tenha Inscrição Estadual, preencher com “ISENTO”;
- Tipo de Cliente: Caso a empresa utilize múltiplos preços de venda especificar: Consumidor, Atacado ou Varejo;
- (%) Desconto Sugerido Produto: O desconto poderá ser usado no detalhe do Recebimento ou no Pedido/ O.S. Clicando no Botão
, Aplicar % Desconto do Cliente.
- Contrato de Fornecimento: Considera no pedido, o valor unitário cadastrado no contrato de fornecimento. (Perante utilização do Modulo)
- Vendedor: Utilizado para descriminar qual vendedor atende esse cliente (utilizará o cadastro de fornecedor);
- Parceria: Utilizado para descriminar se esse cliente foi indicado por algum parceiro (utilizará o cadastro de fornecedor);
- Informações ao Usuário: A mensagem informada nesse campo, aparecá em forma de “pop-up” quando informado o cliente na: Pré-Venda, Cupom Fiscal, Pedido/ Orçamento/ O.S;
- Botão Histórico do Cliente
: Histórico de compras do clientes .
O histórico traz todos os Pedidos, O.S e Cupons Fiscais , produtos e serviços e o histórico financeiros e suas situações.
Clicando-se em teremos a visualização do Documento gerador da Movimentação.
Aba Informações Complementares
As informações complementares poderão ser inseridas no modo de Inclusão ou edição do Cadastro do Cliente.
Aba E-mail
- Clique no Botão Incluir
, para adicionar um novo contato;
- E-mail: e-mail do Cliente;
- Tipo E-mail: Conforme Cadastro do Tipo de e-mail
- Após preencher os dados pressione o Botão Confirmar
para salvar.
Aba Faturamento

- PCG (Plano de Contas Gerencial): Caso utilize, preencher com o PCG que será sugerido no Contas a Receber por ocasião do faturamento;
- Condições Pgto: Ao informar o cliente em Pedido/ Orçamento/ O.S ou NF-e , essas Condição será informada no financeiro;
- Formas de Pagamento: Ao informar o cliente em Pedido/ Orçamento/ O.S ou NF-e , essas Forma de Pagamento será informada no financeiro;
- NFS-e: Informar o tipo de tributação;
- Indicador de IE do Destinatário: Opção 1- para Contribuinte e 9- para não contribuinte;
- Consumidor Final: Marcar caso esse cliente foi o consumidor de seus produtos, caso seja uma revenda há necessidade de marcar;
- CFOP Padrão de Saída: Se o cliente utiliza um CFOP especifico que seja diferente do que já foi parametrizado na Aba NF-e do cadastro da Empresa Emitente;
- Após preencher as Abas Dados Cadastrais e Faturamento pressione o Botão Confirmar
;
- O sistema carregará as demais abas de cadastro.
Aba Contato
Clique no ícone incluir . Informe o nome do Contato, DDD, tipo de Telefone que poderá ser Comercial, Celular, Fax, Residencial, WhatsApp, Skype, Telegram. Cada Contato poderá ter dois telefones gravados.
Em seguida clique sobre o ícone para Permitir ou Inibir
o Tipo de Contato que poderá ser feito através de WhatsApp.
Informações enviadas via WhatsApp.
Orçamentos/Pedidos/Ordens de Serviço: Compras e Comercial.
Boletos de Cobrança: Financeiro/Faturamento
Cobranças: Financeiro
Aba NFS-e Atividades

- Define a atividade que a empresa presta ao cliente;
- Ao informar o cliente na NFS-e essa atividade será informada;
- Botão Incluir
: Inclui um novo cadastro;
- Botão Excluir
: Exclui a atividade selecionado.
- As atividades são parametrizadas na aba “Tipo de Serviço” em Empresa Emitente.
Aba Endereço
- Para cadastro do tipo Entrega/ Cobrança, quando utilizar diferente do endereço do dados cadastrais;
- Botão Incluir
: Inclui um novo cadastro;
- Botão Editar
: Edita o endereço selecionado;
- Botão Excluir
: Exclui o endereço selecionado;
Aba Análise de Crédito
A análise de crédito tem como objetivo estudar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, avaliando a veracidade das informações prestadas pela mesma, e suas condições de honrar os compromissos financeiros.
- Botão Incluir
: Inclui um novo cadastro;
- Definir o Limite do Crédito e as datas de Início e Término para a análise;
- Após preencher os dados pressione o Botão Confirmar
para salvar.
Aba Financeiro
Aba destinada ao histórico de crédito do cliente.
Aba Empresa
- A Aba Empresa no Cadastro de Clientes é exclusiva para Empresas com Rede de Lojas. Neste aba aparecem as Lojas onde o Cadastro do Cliente esta habilitado. Lembrando que somente na Matriz todos os Cadastros poderão ser alterados, nas Lojas somente os Cadastros que forem habilitados na mesma poderão ser alterados. A Matriz visualiza todos os Cadastros de toda Rede.
Para inabilitar o Cadastro de um Cliente na Rede, entre editando o Cadastro do Cliente posicione o Cursor sobre a Loja que deseja desabilitar e clique em .
Para Habilitar um Cliente em uma nova loja da Rede, clique em Incluir e informe o Código da Empresa no Sistema.
Reativar um Cadastros de Cliente.
Na janela de parâmetros da consulta de cliente, marque a opção “Inativo”, e pressione Botão Confirmar , para efetuar a consulta.
Clique sobre o cadastro que deseja reativar e em seguira no Botão Ativação de Cadastro .
Preencha a justificativa e clique no Botão Confirmar , para confirmar a reativação do cadastro.
Alterações em Lote dos Clientes
No Cadastro de Clientes clique no ícone para a opção de Alteração em Lote.
Plano de Contas Gerencial, Vendedor/ Responsável, Lista de Preços, Conta Contábil, Faturamento Automatizado ou Tipo de Cliente poderão ser alterados em Lote.
Selecione os Clientes que serão alterados, informe os novos parâmetros e clique em Confirmar .