Cliente

*** Atenção algumas opções desta tela poderão não estar disponíveis em função dos Módulos adquiridos

Cadastro, alteração e pesquisa de clientes nacionais e estrangeiros, com as informações necessárias para emissão de notas e boletos. Permite a impressão de uma lista de contatos, exportação através de planilhas padrão (xls, xlsx ou xml) e impressão de etiquetas.

Parâmetros para Consulta de Cliente(CL)


  • Pesquisar por: O usuário pode pesquisar utilizando as opções: Código, Razão Social/ Nome Fantasia, CNPJ/ CPF/ R.U., Cidade, UF;
  • Pesquisar Registros: Abastecer com a informação que deseja procurar. O campo só pode ficar em branco caso o “Pesquisar por” seja: Razão Social/ Nome Fantasia, Cidade ou UF;
  • Tipo de Serviço: Para usar essa opção, primeiro precisa ser parametrizado no Cadastro de Empresa Emitente na Aba Tipo de Serviço;
  • Cliente com Situação: O usuário pode pesquisar os clientes ativos e inativos;
  • Clique no Botão Confirmar , para efetuar a consulta.

  • Botão : Adiciona um novo cadastro;
  • Botão : Edita o cadastro selecionado;
  • Botão  : Visualiza o cadastro selecionado;
  • Botão : Inativar o cadastro selecionado; ( *** Inativação do CLIENTE não será em Lote por Medida de Segurança )
  • Botão : Impressões,  Exportações de dados (XLX, XLSX, XML) e Etiquetas Pimaco 6180;
  • Botão : Abre o histórico do cliente (pedidos, financeiro, produtos).

Cadastro de Novo Cliente

Na janela Parâmetros pra Consulta de Cliente clique no botão Incluir  .
Validação de Documento

  • Preencha o campo “Documento” com o CNPJ/ CPF do Fornecedor;
  • Escolha qual “Tipo” o documento é;
  • Pressione o Botão Confirmar ;


Se esse cliente já foi cadastrado por algum de nossos cliente em nosso banco de dados aparecerá a janela acima

  • Clique em “Ok” para carregar os dados do cliente;
  • Caso o cliente ainda tenha sido cadastrado em nosso banco de dados a janela de dados aparecerá em branco para preenchimento.

Detalhe Cliente

Os Campos que contiverem asterisco * são obrigatórios.
Aba Dados Cadastrais

 

  • Insc. Est./ RG: Caso não tenha Inscrição Estadual, preencher com “ISENTO”;
  • Tipo de Cliente: Caso a empresa utilize múltiplos preços de venda especificar: Consumidor, Atacado ou Varejo;
  • (%) Desconto Sugerido Produto:  O desconto poderá ser usado no detalhe do Recebimento ou no Pedido/ O.S. Clicando no Botão , Aplicar % Desconto do Cliente.
  • Contrato de Fornecimento: Considera no pedido, o valor unitário cadastrado no contrato de fornecimento. (Perante utilização do Modulo)
  • Vendedor: Utilizado para descriminar qual vendedor atende esse cliente (utilizará o cadastro de fornecedor)
  • Parceria: Utilizado para descriminar se esse cliente foi indicado por algum parceiro (utilizará o cadastro de fornecedor);
  • Informações ao Usuário: A mensagem informada nesse campo, aparecá em forma de “pop-up” quando informado o cliente na: Pré-Venda, Cupom Fiscal, Pedido/ Orçamento/ O.S; 
  • Botão Histórico do Cliente : Histórico de compras do clientes . 

O histórico traz todos os Pedidos, O.S e Cupons Fiscais ,  produtos e serviços e o histórico financeiros e suas situações.
Clicando-se em teremos a visualização do Documento gerador da Movimentação.

Aba Informações Complementares

 

As informações complementares poderão ser inseridas no modo de Inclusão ou edição do Cadastro do Cliente.

Aba E-mail

  • Clique no Botão Incluir , para adicionar um novo contato;
  • E-mail: e-mail do Cliente;
  • Tipo E-mail: Conforme Cadastro do Tipo de e-mail
  • Após preencher os dados pressione o Botão Confirmar  para salvar.

Aba Faturamento

  • PCG (Plano de Contas Gerencial): Caso utilize, preencher com o PCG que será sugerido no Contas a Receber por ocasião do faturamento;
  • Condições Pgto:  Ao informar o cliente em Pedido/ Orçamento/ O.S ou NF-e , essas Condição será informada no financeiro;
  • Formas de Pagamento: Ao informar o cliente em Pedido/ Orçamento/ O.S ou NF-e , essas Forma de Pagamento será informada no financeiro;
  • NFS-e: Informar o tipo de tributação;
  • Indicador de IE do Destinatário: Opção 1- para Contribuinte e 9- para não contribuinte;
  • Consumidor Final: Marcar caso esse cliente foi o consumidor de seus produtos, caso seja uma revenda há necessidade de marcar;
  • CFOP Padrão de Saída: Se o cliente utiliza um CFOP especifico que seja diferente do que já foi parametrizado na Aba NF-e do cadastro da Empresa Emitente;
  • Após preencher as Abas Dados Cadastrais e Faturamento pressione o Botão Confirmar ;
  • O sistema carregará as demais abas de cadastro.

Aba Contato

Clique no ícone incluir . Informe o nome do Contato, DDD, tipo de Telefone que poderá ser Comercial, Celular, Fax, Residencial, WhatsApp, Skype, Telegram. Cada Contato poderá ter dois telefones gravados.

Em seguida clique sobre o ícone  para Permitir ou Inibir   o Tipo de Contato que poderá ser feito através de WhatsApp.

Informações enviadas via WhatsApp.

Orçamentos/Pedidos/Ordens de Serviço: Compras e Comercial.
Boletos de Cobrança: Financeiro/Faturamento

Cobranças: Financeiro

Aba NFS-e  Atividades

  • Define a atividade que a empresa presta ao cliente;
  • Ao informar o cliente na NFS-e essa atividade será informada;
  • Botão Incluir : Inclui um novo cadastro;
  • Botão Excluir : Exclui a atividade selecionado.
  • As atividades são parametrizadas na aba “Tipo de Serviço” em Empresa Emitente.

Aba Endereço

  • Para cadastro do tipo Entrega/ Cobrança, quando utilizar diferente do endereço do dados cadastrais;
  • Botão Incluir : Inclui um novo cadastro;
  • Botão Editar  : Edita o endereço selecionado;
  • Botão Excluir : Exclui o endereço selecionado;

Aba Análise de Crédito

análise de crédito tem como objetivo estudar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, avaliando a veracidade das informações prestadas pela mesma, e suas condições de honrar os compromissos financeiros.

  • Botão Incluir : Inclui um novo cadastro;
  • Definir o Limite do Crédito e as datas de Início e Término para a análise;
  • Após preencher os dados pressione o Botão Confirmar  para salvar.

Aba Financeiro

Aba destinada ao histórico de crédito do cliente.

Aba Empresa

  • A Aba Empresa no Cadastro de Clientes é exclusiva para Empresas com Rede de Lojas.  Neste aba aparecem as Lojas onde o Cadastro do Cliente esta habilitado. Lembrando que somente na Matriz todos os Cadastros poderão ser alterados, nas Lojas somente os Cadastros que forem habilitados na mesma poderão ser alterados. A Matriz visualiza todos os Cadastros de toda Rede.

Para inabilitar o Cadastro de um Cliente na Rede,  entre editando o Cadastro do Cliente posicione o Cursor sobre a Loja que deseja desabilitar e clique em .

Para Habilitar um Cliente em uma nova loja da Rede, clique em Incluir e informe o Código da Empresa no Sistema.

Reativar um Cadastros de Cliente.

Na janela de parâmetros da consulta de cliente, marque a opção “Inativo”, e pressione Botão Confirmar ,  para efetuar a consulta.

Clique sobre o cadastro que deseja reativar e em seguira no Botão  Ativação de Cadastro .

Preencha a justificativa e clique no Botão Confirmar , para confirmar a reativação do cadastro.

Alterações em Lote dos Clientes

No Cadastro de Clientes clique no ícone para a opção de Alteração em Lote.

Plano de Contas Gerencial, Vendedor/ Responsável, Lista de Preços, Conta Contábil, Faturamento Automatizado ou Tipo de Cliente poderão ser alterados em Lote.

Selecione os Clientes que serão alterados, informe os novos parâmetros e clique em Confirmar .