Empresa Emitente

O cadastro da Empresa é realizado na instalação do sistema, ou para manutenção de informações Contábeis/Fiscais/Legislação. Importante salientar lembrando que os campos com o * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.

Aba Dados da Empresa


  • Inscrição Municipal: Caso não possua abastecer com “ISENTO”
  • E-Mail: Por esse e-mail o Sistema Primam enviará uma copia das NF-e/ NFS-e após a transmissão;
  • CNA Fiscal: “Classificação Nacional de Atividade Econômica”;
  • CRT: “Código de Regime Tributário;
  • Logo: Aparecerá na DANFE no campo correspondente aos dados do Emitente. Utilizando a opção “Utilizar Logo Expandido” ficará apenas o logo no campo, sem a opção aparecerá o logo junto com os demais dados pertinentes.
    • Para adicionar seu Logo: Botão direito do mouse, opção “Ler Imagem” – O sistema aceito apenas extensões .BMP do tamanho máximo de 201kb;
    • Para remover o logo: Botão direito do mouse, opção “limpar campo”.
  • Localização: Endereço comercial da Empresa
  • e-Commerce: Chave de autorização no e-Commerce e endereço do site do eCommerce.
  • Almoxarifado: Código do Almoxarifado Padrão a ser utilizado pelo Sistema
  • RNTRC: Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – Código da Empresa no Registro Nacional – utilizado na emissão do MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).

     Aba Representante Legal

    Informações sobre o representante legal. Essas informações serão geridas pela Equipe da Innovae.

Aba Tipos de Serviço

Nesta Aba serão informadas as Atividades Econômicas da Empresa (Serviços habilitados ao Contribuinte) junto a Prefeitura do Município de Bauru.

  • Atividade: Verificar com contador, caso tenha dúvidas do código a utilizar, o mesmo pode verificar pela DECA quais atividades estão cadastradas junto ao município;
  • Botão Incluir: : Inclui uma nova atividade;
    • Botão Excluir: : Exclui a atividade selecionado.

      Aba Termos do Contrato

      A contratante deverá ler o Contrato de Licenciamento e caso haja alguma duvida entrar em contato com o Departamento Comercial e tirar qualquer duvida. A utilização do Software configura a aceitação por parte da Contratante.

Aba Contas a Receber/ Boleto

  • Dados para Emissão dos Boletos: Entrar em contato com o gerente da conta bancaria,  conferir dados e procedimentos , caso necessite de homologação.
  • Contas a Receber – Simulação: Informações para a simulação de valores no Contas a Receber. Poderá ser por Percentual ou Valores. Clique aqui para maiores detalhes.

Aba Financeiro

Históricos de mensalidades do Sistema Primam.

  • Botão Boleto : Gera o boleto da fatura com situação “A pagar”.

Aba Faturamento

A Innovae Engenharia de Software não se responsabiliza por emissão de notas ou vendas com cupons com alíquota parametrizada errada. Recomendamos todo e qualquer duvidas em questões de impostos e encargos tira-las com o  contador antes de qualquer parametrização. Em duvidas sobre parametrização das mesmas, entrar em contato com nosso suporte.

Parâmetros Gerais

Casas Decimais
Parâmetros para Quantidade de Casas Decimais: O sistema trabalha com a unidade máxima de 4 casas. O Número de casas decimais deverá ser informado pela Empresa Contratante.

Parâmetros Venda

  • Utiliza múltiplos preços de venda: Habilita as opções de “Valor Atacado” e “Valor Varejo” do cadastros de produtos.
  • Atraso Prazo Carência: Dias de atraso para alerta de vencimento de títulos. Utilizado para compensar sábados/domingos ou feriados. Caso o prazo informado p. exp. seja de 3 dias e o boleto vença no dia 01 (primeiro), a informação de atrazo no Pagamento durante a tomada do Pedido/OS somente será a partir do dia 04 (quatro).
  • % Margem de Markup: Utilizado para solicitar aprovação do Pedido caso o mesmo tenha uma Margem menor que a estipulada. Esta margem será calculada sobre os custos na emissão do Orçamento/Pedido/OS.
  • % de Desconto Máximo: Limita o desconto máximo praticado pela empresa. Caso essa máxima for  ultrapassar, o sistema perguntará se o usuário quer solicitar uma autorização ou voltar o arquivo para digitação.
    Almoxarifado
  • Almoxarifado Padrão: Configuração do almoxarifado padrão que o sistema fará as movimentações de Compras, Cardex, e Vendas.
  • Ordem de Serviço – Observação Padrão: Caso preenchido, o sistema automaticamente abastecerá toda nova O.S  com a mesma descrição na aba “Observações”.
Parâmetros Venda
  • Formação de Custo: Campos destinados a formação de custo do produto, caso haja alguma duvidas, indicamos que solicite a ajuda de seu contador.

NFS-E

Dados para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

  • Confirmar dados com contador: Serie, Senha de Aceso ao Portal da Prefeitura, Alíquotas e tributações;
  • Permite alterar Base de Serviço: Habilitará para edição o campo  “Base Serviço” em Retenção de ISSQN na NFS-e,  caso a atividade permitir esse tipo de alteração. Ex: atividade código 1352 e 1948.
  • Emissor Autorizado a Emitir NFS-e para PFNI: Habilitará em NFS-e o campo “Tomador não Identificado ( PFNI)
  • Descrição do Serviço Padrão: Caso preenchido, o sistema automaticamente abastecerá toda nova NFS-e  com a mesma descrição no campo “Descriminação dos Serviços Prestados”.

NF-E

Dados para emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

  • Confirmar dados com contador: Códigos de CSOSN/ CST, CST IPI, CST ICMS, Alíquotas, CFOP padrões de Entrada e Saída;
  • Nº NF-e: Contém o último número de NF-e transmitida para o SEFAZ. Para preencher o mesmo, entrar em contato com nosso suporte;
  • Imprimir o Código de Barras nas Informações Adicionais do Item (DANFE): Adiciona o código GTIN do produto, salvo em seu cadastro,  no campo “Informações Adicionais” na Danfe.
  • Imprimir “Aplicações” nas Informações Adicionais do Item “DANFE”: A informação “Aplicação” é preenchida no pedido no campo “Aplicação” do Produto ou no campo “Informações Adicionais do Item (Editável) em Complementares/Importação  da Aba Itens na própria NF-e.
  • Imprimir Boletos Contas a Receber após Transmissão da NF-e: Após a transmissão da NF-e o sistema automaticamente irá gerar os boletos que estão lançados em “Duplicata”. PS: o boleto apenas terá validade que a empresa estiver devidamente parametrizada e configurada.
  • Não Constar “Aplicações na Nf-e (XML/Impressão): Não adiciona no XML  e DANFE o campo aplicações dos produtos.

Cupom Fiscal

Dados para emissão de SAT/ Impressora Fiscal.

Nesta página será alimentado também a quantidade de Parcelas e a Simulação de Financiamento que irá constar na Frente de Caixa.

Formas de Pagamento



Para cada forma de pagamento que irá utilizar, primeiro será preciso parametrizar-lás: Clique na forma de pagamento que deseja parametrizar, depois clique no Botão Editar  , parametrize onde ela irá ser utilizada, e para salvar a edição clique no Botão Confirmar  .

  • Cód. Impressora Fiscal: Caso utilize impressora fiscal, parametrizar com o mesmo código que já utiliza;
  • Bom Para: Utilizado apenas em cheques;
  • Utiliza no Cupom Fiscal: Habilitará em formas de pagamento no Cupom Fiscal;
  • Utiliza no Financeiro: Habilitará na formas de pagamento na baixa do Contas a Receber, Contas a Pagar e Recebimento;
  • Lançar Contas a Receber Baixado: Lançará o financeiro no contas a receber como “recebido”. Recomendado a utilização apenas na opção “Dinheiro”;
  • Utiliza Parcelamento: Habilitará para parcelamento do financeiro;
  • Pgto. Vista: Habilitará no pedido “Recebimento de Parcela à Vista”.

Parametrização de Taxas de Administração ( Modulo: Administração de cartões)

Ainda na Aba “Formas de Pagamento” siga os passos abaixo:

  • Clique em Cartão de Debito/ Cartão Crédito;
  • Abaixo das Formas de Pagamento, surgirá o campo “Taxas de Administração”;
  • Clique em qualquer parte desse campo;
  • Cliquei no Botão Incluir  , na Barra de Ferramentas para adicionar uma nova Bandeira; ou no Botão Editar, para editar uma Bandeira já parametrizada;
  • Preencha os Campos: Bandeira, Parcela, Taxas de Administração e Dias Recebimento ( preenche com os dias referente a diferença entre as parcelas);
  • Clique no Botão Confirmar , para salvar as alterações.

MDF-e

Dados para emissão de Manifesto eletrônico de documentos fiscais.

Preencha o campo “Enviar teste para” com seu e-mail e clique no Botão  Enviar um e-mail de teste .

Layouts de Impressão

Configure os diversos Layouts de Impressão utilizados nos Orçamentos/Pedidos/Ordens de Serviço.

 

Clicando-se ícone o Layout de impressão será desativado para a Empresa. Neste caso na Impressão do Pedido/Orçamento/OS não será apresentada a opção dos mesmos.

Veja exemplo abaixo com o Layout “Resumida” ativado.

Para inclusão de um novo Layout pressione o ícone

Escolha o Layout na lista e clique sobre a linha. Em seguida clique em Confirmar .

e-Commerce

Configuração das lojas de e-Commerce configuradas.

O Sistema poderá operar com quantas lojas forem necessárias, cada qual com o seu endereço( site), almoxarifado e produtos. Os produtos poderão ser comuns para ambos os sites. Veja maiores informações em Insumos Produtos/Serviço/Composição.

***  O Cadastro de Lojas no e-Commerce somente será feito pela Innovae.

São necessárias as informações: Descrição da Loja, Chave de Autorização, Site, Almoxarifado.

Opção do Menu – clique nesta opção para configurar informações de envio e recebimento de mail para o Primam

                                                                                                                       SMTP/ POP

Configuração de E-mail para envio de Boletos, Pedidos e Orçamentos por dentro do ERP Primam. 

Após a parametrização você pode fazer um teste para verificar se a configuração está correta.