Curva ABC – Vendas
A Curva ABC , também conhecida como “Análise de Pareto” ou “Regra 80/20” é uma Análise sobre as Vendas em determinado período de tempo, sendo que:
classe A: de maior importância, corresponde a 20% do total de itens vendidos corresponde a 80% do valor total de vendas;
classe B: com importância mediana, onde 30% do total de itens vendidos corresponde a 15% do valor total de vendas;
classe C: de menor importância, onde 50% do total de itens vendidos corresponde a 5% do valor total de vendas.
O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou
que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC
se deve à análise desenvolvida por Pareto.
Parâmetros para Análise da Curva ABC
Além do Período pode-se optar pelos valores referentes a Materiais ou Serviços. Clique em Confirmar para processar as informações.
No Exemplo abaixo temos um deslocamento na Classe A ou seja 85% das vendas se concentraram em 2 produtos quando o ideal seria 80 %. Na Classe B uma leve alteração pois a meta seria 15% e os valores ficaram em torno de 13,5 %. Influenciado pelo aumento na Classe A a classe C ficou abaixo da meta de 5%.
Podemos ainda avaliar baseado nestas informações que a venda do Produto 11 apesar do quantidade de 5 itens teve uma representatividade muito pequena no faturamento, representado menos que 0,01 % do valor das vendas.
Este gráfico auxilia o Gestor a tomar decisões sobre os focos de vendas dos produtos, no caso do exemplo os produtos, 2, 10, 92 e 964. Os itens da Classe C não tiveram nenhuma representatividade no Faturamento da Empresa no período avaliado.