Ordem de Serviço

Ordem de Serviço

A Ordem de Serviço se encontra no Menu Comercial, juntamente com Pedido e Orçamento.

Tela de Parâmetros de Consulta de Ordens de Serviço, Pedidos e Orçamentos. A diferença entre Ordem de Serviço e Pedidos é que a Ordem de Serviço aceita o Insumo Serviço ao Contrário de Pedidos que aceita somente Materiais.

Para inclusão de uma nova Ordem de Serviço, podemos utilizar a Tecla “+” de inclusão ou digitar “F3

Durante a Inclusão de uma O.S. será solicitada a sua finalidade.

 

  • Finalidade: Amostra, Bonificação, Brinde, Consumo, Garantia e Treinamento: Não geram Financeiro;
  • Parceria: Geralmente utilizado para mencionar uma indicação;
  • Responsável: Indica o responsável pela O.S.

Os campos com * são obrigatórios

  • Descrição: Uma breve descrição da Ordem de Serviço . Ex: “Concerto de Placa Mãe;
  • Histórico do Cliente: Após preencher o Cliente, o sistema libera o histórico do de compra. Clicando nessa opção o usuário pode verificar rapidamente os últimos pedidos, histórico financeiro e produtos adquiridos.

Clicando-se no ícone ou digitando-se F1 podemos visualizar o documento.
Clicando-se no ícone ou digitando-se F2 os produtos e serviços constantes nas Ordens de Serviço ou Pedido serão copiados para o atual.
Clicando-se no ícone ou digitando-se F3 podemos alterar a mensagem referente ao Cliente que será exibida durante a tomada de Orçamentos, Pedidos ou Ordens de Serviço.

Clique em ou digite F2 para adicionar Materiais ou Serviços.

Os Produtos e Serviços poderão ser pesquisados por Descrição, Código, Referência, Código de Barras ou por CSA (Código do Sistema Anterior) caso haja uma migração de outros Sistemas.
Digitando o caracter “+” podemos visualizar todos os Produtos ou Serviços, ou incluir uma para do Conteúdo da descrição para pesquisa, neste caso poderíamos pesquisar:  ” +aditi ” que o produto também seria localizado.

Localizado o Produto/Serviço, pressione a tecla ” ENTER” para seleciona-lo. Caso deseje alterar a quantidade ou o valor de venda pressione “F11” ou clique no ícone .

Confirmando a informação, teremos a tela com os detalhes dos itens da Ordem de Serviço.

Clique no ícone ou digite ” F7” para confirmar os itens.

**  Teclas adicionais da tela:  “F8” retorna a pesquisa no item onde foi feita a atual seleção;.
F3” utilizada para indexador;
CRP” – Consulta Rápida de Produtos.

Após preencher demais campos Clique em Confirmar , e em seguida em  Autorizar, opção Autorizar.

Autorizada a Ordem de Serviço nos oferece mais uma série de Controles através das Abas:

Na ABA Entrada/Execução/Entrega o usuário poderá Atribuir a Ordem a mais de um colaborador: Esta atribuição poderá ser individual ou por Equipe.

Atribuição individual: Clique no ícone   para incluir um colaborador. Selecione o mesmo e clique em confirmar .

Para Atribuição de Equipe, clique no ícone .

Selecione uma equipe e clique em Confirmar .

Os integrantes da Equipe que estiverem com a mesma indicada no Controle de usuário serão incluídos.

Em seguida confirme clicando em ou digite ALT+M

Poderá definir Etapas e Responsáveis pelas mesmas, com datas de previsões e execução dos Serviços:

Defina o Parcelamento automaticamente pressionando “F4

Na Aba Transporte o usuário poderá localizar o Código de Rastreamento do Pedido ou Ordem de Serviço.
Forneça ao Cliente o Código e o mesmo poderá acompanhar pelo site: www.primam.com.br

Para utilizar a Agenda clique sobre o ícone . Preencha as informações sobre data/hora início e previsão de termino.

Clique em confirmar para visualizar o Agenda da Ordem de Serviço.

Execução

  • Cliquei no Botão  na barra de ferramentas e em seguida no Botão  para liberar a Execução;
  • Responsável: Colaborador responsável por aquela Etapa;
  • Início Real: Data e hora que a Etapa começou;
  • Previsão Término:  Data e hora prevista para finalização da etapa;
  • Término Serviço:  Data e hora real da finalização da etapa;
  • Etapa Execução: Escolha umas das etapas que foram cadastradas em: “Etapas de Execução da O.S na aba “Cadastro” ;
  • Observação: Campo para alguma anotação extra;
  • Clique no Botão Confirmar para Salvar os lançamento em Execução.
  • Após de lançar todas as etapas.  Clique em Confirmar  na barra de Ferramentas, e em seguida em  Autorizar, opção Entregar.

O Lançamento de Horas para execução de uma Ordem de Serviço poderá ser feito através do aplicativo ” Primam Note” 

Impressões de Pedido/ Orçamento/ O.S

  • Na barra de ferramentas do Pedido/Orçamento/ OS clique no Botão Impressão ;
  • Escolha a opção desejada entre as opções;
  • Resumida, Detalhada sem Valorização e Resumida Sem Valor Unitário: Padrão de Impressão A4;
  • Impressão Térmica – Expedição, Impressora Térmica: Padrão para impressora Térmica;
  • Matricial Detalhada e Matricial Resumida:Padrão para impressora Matricial
PS: Antes de imprimir o Pedido/ Orçamento/ O.S. as impressoras devem antes estar instaladas e parametrizadas com o Sistema Operacional.
 O Primam apenas gera as impressões nos padrões informados acima.

Emissão de Requisição de Almoxarifado

Durante a execução da Ordem de Serviço poderá ser requisitados através de RA os itens constantes na mesma.

No modo de Visualização clique no botão Opções  clique na opção Gerar RA .

Será disponibilizada uma tela para Lançar a quantidade Requisitada. Informações sobre a quantidade solicitada, o Estoque, e as pendências tambem estarão disponíveis.

Após lançar as quantidades a serem requisitadas clique em Confirmar .  Caso não seja requisitado a totalidade dos produtos haverá a possibiliade de uma nova requisição até que a totalidade dos mesmos seja requisitada.

  • Na barra de ferramentas do Pedido/Orçamento/ OS clique no Botão Impressão ;
Requisição de Almoxarifado

Finalizar/Entregar


Após a Conclusão dos Serviços lançados na Ordem de Serviço o usuário poderá Finaliza-la ou Entregar a mesma.