Ficha Técnica – Alimentício

Este módulo destina-se ao Planejamento de Controle de Produção de Indústria Alimentícia

Ficha Técnica

Ficha Técnica contém as informações necessárias para a produção de um item e funciona como uma “receita” que descreve precisamente como um produto deve ser produzido.

 

O Padrão de Produção determina a unidade, o Peso da Unidade, número de divisões (partes) que essa fica irá produzir, número de unidades por forma, tempo estimado para a Produção.

O Lotes de Produção determina as quantidades em Quilos que serão produzidas, sugerindo o Mínimo, Ideal e o Máximo.

O Produto Final  será em que a Composição da Ficha irá se transformar.

O Composição  Deverá conter as Matérias Primas e/ou os Sub Produtos para a formulação do Produto Final. Para acrescentar um novo item na Composição utilize a opção Incluir .

Padrão de Produção:

O Padrão poderá operar com diversas unidades:

Produtos Finais: normalmente estará em Unidade, Cento, ou Quilo.

Sub Produtos : O termo Sub Produto é utilizado para classificar as Fichas que serão incorporadas ao Produto Final, ou seja Recheios, Massas, Cozimentos, etc…  Os Sub Produtos por sua vês normalmente dentro da Indústria  Alimentícia tem a unidade determinada em Kits, ou seja uma massa ou um Recheio é montado para atender um volume de itens que serão determinados pelo Numero de Divisões. O Peso do Padrão por sua vez poderá ter uma redução em relação a Composição em função da Redução pelo cozimento ou processamento.

Veja o exemplo abaixo:

O Peso da Ficha foi sugerido em função do Peso da Composição, o Número de Divisões é igual ao Peso, ou seja 44,1 quilos, não há quebra na produção e  permitem a utilização em 44,1 divisões em Quilos (Peso), este fator será utilizado para Cálculo do Custo e para aplicação em outras Fichas.

No Exemplo acima temos o Valor Total da Composição R$ 82,17, como este Kit proporciona a divisão em 44,1 partes, por unidade (kg) teremos o valor de R$ 1,86.

Na aplicação do Tempero Básico em outra Ficha, iremos determinar o volume que será aplicado deste produto. No exemplo abaixo será utilizado 200 gramas de Tempero Básico. Na Ficha do Tempero determinamos que a Receita (KIT) teria 44,10 quilos. Nesta Receita necessitamos de uma fração, ou seja 0,200 quilos de 44,10.
Como a unidade da Ficha do recheio esta em Kit teremos: 0,2 divido por 44,10 será igual a 0,0045 Kits.

O Sistema Primam possui um facilitador para os Cálculos do peso dos Kits  .  Clique no ícone e informe o peso em Quilos.

Vejam que o Cálculo do percentual do Kit é apresentado. Clique em confirmar para gravar.

 

Custos

Aba Custos/Valorização

Nesta Aba teremos os Custos de Fabricação baseados na Composição. Vale a pena Lembrar que as Fichas que são composições (Industrialização) não terão os Custos indiretos para que não haja recorrência dos mesmos no Produto Final.

Aba Custos/Composição do Custo

Nesta Aba teremos a Composição do Custo, com as Matérias Primas definidas na Aba Composição. Custo Total deverá ser dividido pelo número de Divisões para se chegar ao Custo unitário do Item.

Aba Custos/Custos Indiretos

Caso o Produto seja um Produto Final ( para comercialização), o mesmo terá incrementado os Custos Indiretos.

Importante frisar que estes Custos serão de Produção, para a Comercialização deverá ser utilizado os Cálculos de Custos constantes no Cadastro do Produto.

Atualização dos Produtos Finais

A Opção deverá ser utilizada para atualização do Custo de Produção/Aquisição nos Produtos Finais indicados na Ficha Técnica.

Veja no exemplo abaixo os itens 1,2,3 foram marcados. Em seguida clique no ícone para atualizar os Custos

Serão apresentadas na Tela várias informações sobre o Produto Final. O Custo do Produto final poderá ser alterado caso seja necessário.

****  Atenção-> somente as fichas com Produto Final irão aparecer na Tela. Vejam no exemplo que foram marcadas 3 e somente uma foi considerada, pois as outras não tinham.
****  Caso alguma Matéria Prima tenha os valores reajustados, Apuração dos Custos das Fichas  deverá ser Processada.