CONTAS A PAGAR
O usuário poderá incluir, alterar, consultar, dar baixa, cancelar um título a pagar, gerar parcelamento automático e até copiar um contas a pagar. O Contas a Pagar pode ser abastecido: Manualmente, pelo Financeiro do Compras, NF-e de entrada.
Parâmetros para Consulta de Contas a Pagar (CP)
- Período: Parametrizar o início e término;
- Selecionar por: O usuário pode pesquisar dentro do período defendido por: Emissão, Vencimento, Programação, Pagamento, Cancelamento (podem ser marcados mais de uma opção);
- Situação: O usuário pode pesquisar pelos status de Situação: A Pagar, Prorrogado, Pago, Desdobrado, Provisionado ou Todos (podem ser marcados mais de uma opção);
- Forma de Pagamento: O usuário pode adiciona a pesquisa uma forma de pagamento utilizada: Dinheiro, Cheque, Cartão Debito, Cartão Crédito, Boleto, Crediário, Deposito ou Todos;
- Carteira: O usuário pode pesquisar pelos status de Carteira especifico:Pendentes, Protestado, Cheque na Loja, Devolvidos, Em Transito, Reapresentados ou Todos;
- Considerar Cancelados: Adiciona os documentos que foram cancelados;
- Após parametrizações: Clicar em Confirmar
, para efetuar a consulta.
- Clique no Botão
para ajustar alguma informação;
- Clique no Botão
para visualizar o documento selecionado;
- Clique no Botão
para cancelar o documento selecionado.
Inclusão Contas a Pagar
- Clique no Botão Incluir
, para incluir um novo Documento a Pagar;
Caso haja um Plano de Contas Gerencial cadastrado será apresentada uma tela com as Contas vinculadas ao Fornecedor. Posicione o cursor sobre uma delas e pressione ENTER ou clique em Confirmar .
Caso seja vinculada uma nova Conta ao Título a mesma será automaticamente vinculada ao Fornecedor. Para ver as Contas vinculadas acesse o Cadastro de Fornecedores na Tela Principal as mesma estarão em uma Grid.
Após os lançamento dos dados clique no Botão Confirmar , para salvar a edição.
- Na Aba Pagamento informe os Dados do Código de Barras para lançamento da Linha Digitável de Boletos de Pagamentos.
- Os registros ” A Pagar ” que ainda não foram enviados ao Banco “Registrados” poderão ser consultados filtrando as informações com Código de Barras e número de lote em Branco.
Alteração Data Vencimento
Atenção: Visando manter a integridade dos Dados Iniciais do Documento, a Data de Vencimento do Título não será alterada após a Confirmação, permitindo a qualquer momento de uma nova negociação validar o vencimento inicial. Caso haja necessidade de uma Reprogramação dos vencimentos das Parcelas o Campo Programação deverá ser utilizado e poderá ser alterado quantas vezes for necessário.
Vale a pena salientar que todos os relatórios terão como base o Campo Programação caso o mesmo esteja preenchido para validação do Vencimento do Título.
Baixa de Fatura
As Baixas efetuados, são apenas para conferencia, elas não apareceram na movimentação do caixa.
- Selecione o(s) documento(s) desejado(s) – Apenas para documentos em situação: “A Pagar” ou ” Prorrogado”;
- Clique no Botão Baixa Fatura
.
Preencha a data de pagamento e se possuir cadastrado, os dados da Conta Bancária. Clique no Botão Confirmar
, para salvar a edição.
Cancelamento de Baixa de Fatura
- Selecione o(s) documento(s) desejado(s) – Apenas para documentos em situação: “Recebido” de origem “baixa de contas a pagar”;
- Clique no Botão Cancelar Baixa
;
Preencha a justificativa para o cancelamento e Clique no Botão Confirmar
, para salvar a edição.
Copiar Conta a Pagar
- Selecione o(s) documento(s) desejado(s) ;
- Clique no Botão Copiar Conta(s) a Pagar
;
Preencha as novas datas e Clique no Botão Confirmar
, para salvar a edição.
Gerar Titulo
Função utilizada para gerar varias títulos a um fornecedor , sem a necessidade de fazer varias lançamentos.
- Clique no Botão Gerar Titulo
;
Preencha os dados , clique em “Simular” para gerar as parcelas. Faça a conferencia das mesmas e Clique em Confirmar
, para salvar a edição.
Botão Desdobramento de Títulos 
Função utilizada para gerar duas os mais parcelas a partir de um títulos. O título devem estar com situação “A Receber” ou “Prorrogado”;
- Selecione o documento desejado ;
- Clique no Botão Operações
;
- Escolha a opção Desdobramento de Título
;
- Clique no Botão Simulação de Desdobramento
;
- Lance o parcelamento;
Faça a conferencia das novas parcelas e Clique em Confirmar , para salvar a edição.
Importação Planilha Contas a Pagar
Caso haja um volume expressivo de lançamento de Títulos no Contas a Pagar pode-se importar uma Planilha do Excel com as informações.
Dentro da Tela de Consulta do Contas a Pagar clique no ícone Importar .
Informe o Arquivo que será importado, informe quais colunas no Excel contem as informações da Parametrização. Informe a linha inicial. Atenção para os Campos obrigatórios.
Em seguida clique em Validar o Arquivo. .
Será apresentado o resultado dos registros válidos e inválidos
Para Cada Registro inválido será apresentada uma justificativa.
Os Registros Válidos serão importados para o Contas a Pagar clicando-se em Confirmar .
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