Análise Retenção de Clientes
A Análise de Retenção de Clientes ou análise de CHURN é uma ferramenta que permite identificar padrões e problemas que levam à perda de clientes, ou taxa de churn, de uma empresa. É um indicador importante para avaliar a saúde do negócio, pois afeta diretamente a receita e o crescimento.
Inicialmente iremos determinar um período para Análise. Utilize o ícone para alterar para Trimestre, Semestre ou digite o período desejado. Em seguida clique em Confirmar .
Na grade teremos informações sobre Cliente, Vendedor, Total das Vendas no Período, Devoluções, Valor Líquido e o Número de Vendas.
Ticket médio e a Data da Ultima venda.
Com estas informações poderemos avaliar os clientes que tiveram uma maior representatividade no período, a ultima venda realizada e poderemos entrar em contato para obter informações porque não houve retorno na Empresa.
No caso de promoções ou liberações de descontos esta análise se torna essencial para determinar mix de clientes que poderão ser agraciados.
Uma representação Gráfica poderá trazer informações sobre a concentração das vendas sobre poucos clientes, o que pode não ser uma estratégia comercial conveniente.
Vejam no exemplo que a Empresa acumula 99,54 % das vendas em menos de 20% dos clientes, fator preocupante caso essa faixa deixe de comprar.